A importância da alimentação – Cuidados com a alimentação são fundamentais para ter um corpo sadio. Alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos, ricos e vitaminas e minerais contribuem para um coração saudável, para controle da pressão arterial e são fundamentais para combater inflamações, proteger os ossos e reforçar o sistema imunológico.

 

As mudanças na alimentação dos brasileiros

As pessoas aprenderam a buscar alternativas alimentares que promovem saúde, bem-estar e consequentemente conduzem ao envelhecimento mais sadio e ativo.

Uma das maiores preocupações de quem quer manter uma vida saudável é a escolha do que vai comer.

Alimentos orgânicos livre de agrotóxicos, frutas e legumes, ricos em vitaminas e minerais, uma dieta pobre em sal, gorduras e açúcar, contribuem para um coração saudável, para controle da pressão arterial e são fundamentais para combater inflamações, proteger os ossos e reforçar o sistema imunológico.

 

Minerais que não podem faltar na sua dieta:

Cálcio

O cálcio é o mineral mais abundante do organismo, sendo que 99% está concentrado nos ossos e dentes.

Ele contribui para a constituição do esqueleto, contração muscular e coagulação sanguínea. A falta de cálcio na dieta pode originar problemas nos ossos, osteoporose e palpitações cardíacas.

 

 

Ferro

O ferro é importante para o transporte de oxigênio nas células, isso porque encontra-se nas hemoglobinas.

Ele é encontrado em uma enorme variedade de alimentos de origem animal e vegetal. Exemplos: carne vermelha, fígado, gema do ovo, brócolis, couve, espinafre, aveia, quinoa, castanha de caju e feijão.

A falta de ferro na alimentação causa perda da defesa imunitária, cansaço, queda de cabelo e anemia.

 

 

Magnésio

O magnésio contribui na transmissão de impulsos nervosos. Também auxilia na realização de diversas reações químicas celulares e processos enzimáticos.

Ele pode ser encontrado em legumes, hortaliças de folhas verdes, nozes, maçã, banana, figo, soja, gérmen de trigo, aveia, cereais, peixes, carnes, ovos, feijão. A maior fonte de magnésio é o farelo de trigo.

A carência de magnésio na alimentação provoca espasmos e dores musculares, perda de apetite, cansaço e fraqueza.

 

 

Iodo

O iodo é essencial para produção de hormônios da glândula tireoide, bem como na regulação do crescimento do corpo.

Ele é encontrado no sal iodado, frutos do mar e peixes.

A falta de iodo na dieta pode ocasionar problemas na glândula tireóide.

 

 

Potássio

A vitamina K auxilia na contração muscular e também na transmissão dos impulsos nervosos.

Esse importante mineral pode ser encontrado em vários alimentos, apenas para citar alguns temos sua presença na carne, leite, ovos, cereais, banana, melão, batata, feijão, ervilha, tomate, frutas cítricas, dentre outros.

 

 

 

 

 

 

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