A nova terceira idade

De acordo com estimativa de vida calculada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a média de idade dos brasileiros hoje é de 76 anos. A longevidade cresceu nos últimos anos no Brasil. Essa realidade formou um novo perfil da população brasileira.

Mas a melhor notícia é que os nossos idosos estão vivendo mais e melhor. Passaram a ser cada vez mais ativos e movimentadores da economia.

Segundo dados divulgados pelo mesmo instituto, 27% da população idosa brasileira continua trabalhando.

Casais sorrindo

O novo perfil da população

A partir da década de 2030 o Brasil terá mais um número maior de pessoas acima dos 60 anos do que crianças e adolescentes de até 14 anos.

Para a psicóloga Michele Scheffel Schneider, professora na Unisinos na disciplina de Envelhecimento Humano, “envelhecer com qualidade de vida significa a capacidade que o sujeito tem de assumir que é necessário realizar mudanças e reorganizar-se diante das novas exigências que surgem ao longo do desenvolvimento”.

É fundamental praticar exercícios

Que a atividade física é uma excelente aliada para a saúde do ser humano, isso é fato concreto. Mas um estudo divulgado pela Sociedade Europeia de Cardiologia e a Associação Europeia para a Prevenção e Reabilitação Cardiovascular aponta que a prática de corrida por uma ou duas horas por semana aumenta a expectativa de vida dos homens em 6,2 anos e das mulheres em 5,6.

Podemos afirmar com total certeza que a corrida, praticada com assiduidade, aumenta a longevidade.

O aspecto positivo é que não é necessário muito esforço para observar um claro benefício – declarou Peter Schnohr, um dos principais responsáveis pelo levantamento apresentado neste mês durante o fórum internacional de Cardiologia Preventiva EuroPrevent, em Dublin (Irlanda).

Além da corrida, a pratica de outras atividades esportivas provocam uma vida mais intensa e com mais vigor. Pessoas ativas são mais confiantes, menos deprimidas e estressadas. A pressão arterial e frequência cardíaca são mais baixas do que a dos sedentários, tanto em repouso quanto em atividade, desta forma, o ativo suporta por mais tempo o exercício enquanto o sedentário tem certas limitações cardiovasculares.

Na ausência de exercícios físicos diários, o corpo se torna depósito de tensões acumuladas e, sem canais naturais de saída para essas tensões, os músculos tornam-se fracos e tensos. O ideal é praticar atividade física durante toda vida, mas, independentemente disto, é possível recuperar uma existência mais saudável e gratificante em qualquer idade.

Algumas atividades são muito importantes como a musculação, exercícios aeróbicos e alongamentos. Mas se você não gosta de alguma destas atividades, faça aquela que você sinta prazer, caso contrário a prática não será duradoura. Lembre-se que o exercício físico deve servir não só para o corpo, mas também para que você se sinta bem!

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