Com a chegada do inverno, nosso organismo fica ainda mais exposto diante das intempéries dos ambientes internos e externos. O ar-condicionado e o entra e sai de locais com temperaturas tão variadas acabam comprometendo a saúde, se não estivermos com o sistema imunológico fortalecido.

Uma boa alimentação, com a inclusão de leguminosas (grão de bico, a soja, lentilha, vagem e ervilhas), devem fazer parte do cardápio diário.  A presença destes alimentos englobam a carga de nutrientes necessários em nosso organismo, garantindo saúde e bem-estar.

As leguminosas são ricas em ferro.  Além disso, contém zinco, cálcio, fósforo, potássio, vitaminas do complexo B, em especial a B1, e ácido fólico. “Orientamos sempre que as pessoas com dificuldades de comer corretamente, a procurar um nutricionista para que possa ser realizada uma análise da alimentação e orientar para uma dieta balanceada e mais adequada”, reforça a nutricionista gaúcha Liliana Gross.

Da alimentação nutritiva e saudável, a prática de atividades físicas e a suplementação, tornam-se necessários para garantir a imunidade do nosso organismo no inverno e em todas as estações do ano.

Outra dica tão essencial quanto às demais é beber líquido durante o dia. De acordo com a Organização Nacional de Saúde (OMS), a ingestão diária é em média de dois a três litros de água por dia.  Vale lembrar que nada substitui seu consumo, nem chá ou até mesmo o chimarrão. “A ingestão adequada de líquidos é extremamente essencial para o organismo nessa época, ainda mais com a estação mais fria do ano chegando”, frisa a profissional.